Um blog do Travellerspoint

Dia 07 - Paris

overcast 20 °C

Sabadão, penúltimo dia em terras parisienses. Dia de conhecer as atrações que faltavam, e fazer um jantar romântico para encerrar nossa lua de mel em grande estilo.
Hoje acordamos meio tarde, lá para as 10 da manhã. Pegamos o metrô e fomos para a parte norte da cidade, conhecer o famoso Moulin Rouge e a igreja de Sacre-Coeur.
O Moulin Rouge é uma casa de show parisiense, que ficou famosa pelo filme de mesmo nome, com a Nicole Kidman. Claro que na hora do almoco ela estava fechada, mas acho que mesmo se tivesse aberta não faríamos questão de entrar pra conhecer.

Moulin Rouge (que em português significa Moinho Vermelho) é um cabaré tradicional, construído no ano de 1889 por Josep Oller, que já era proprietário anteriormente do Paris Olympia. Situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre, em Paris, França. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boémia da cidade. Fonte: Wikipedia

IMG_2337.jpg
IMG_2339.jpg
IMG_2341.jpg

Este é um dos lugares que você vai somente para tirar a foto e falar "eu fui". Nada demais.
Saindo de lá fizemos uma boa caminhada, subindo as ladeiras para chegar na igreja de Sacre-Coeur.

A basílica do Sagrado Coração (em francês, basilique du Sacré-Cœur) é um templo da Igreja Católica Romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre. A basílica está localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A basílica do Sagrado Coração foi construída com mármore travertino extraído da região de Seine-et-Marne, o que lhe proporciona uma tonalidade branca.
Um dos monumentos mais visitados da França, a basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de oitenta metros de altura. Na abside, uma torre serve de campanário a um sino de três metros de diâmetro e de mais de 26 toneladas.
A arquitetura da basílica é inspirada na arquitetura romana e bizantina e influenciou outros edifícios religiosos do século XX.

Subindo a ladeira :

IMG_2342.jpg

Fachada :

EE13E2292219AC6817D0A691BC8866BF.jpg
DSC_0755.jpg

Como dito no texto da Wiki acima, é o lugar mais alto de Paris. Há uma vista bem legal da cidade :

DSC_0757.jpg
DSC_0761.jpg

Havia uma multidão para entrar. Mas entramos e no meio do caminho desistimos. Estava tendo missa, estavam pedindo para guardar câmeras dentro das mochilas, tinha de andar exatamente no caminho onde eles queriam, etc, muita frescura. Já estávamos cansados mesmo, pensamos "já vimos o bastante", e fomos embora.

EE163EC22219AC68179DF9D32C41CDE3.jpg
DSC_0765.jpg
EE19E6842219AC681787BC66795C5DF6.jpg
IMG_2343.jpg

Procuramos o metrô mais próximo, e fomos rumo a nossa última parada antes de voltar ao hotel para almoçar e nos trocarmos para a noite : o Cemitério do Père-Lachaise.

Cemitério ? Sim, isso mesmo. Este cemitério é enorme, e é nele onde está enterrado um cidadão chamada Alan Kardec.

Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificadornota do Espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita. Foi um pioneiro na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos que antes costumavam ser considerados inadequados para uma investigação do tipo.

Há uma mística que diz que, se visitar o túmulo dele, ele fará com que algum dia você volte a Paris. De novo, como muitas coisas comentadas neste blog, é uma coisa que dizem, cada um acredita naquilo que quer. Eu particularmente não acredito muito nessas coisas, mas a Ana sim, por isso fomos conhecer, e também não deixa de ser mais um lugar a se conhecer em Paris.

Para ter uma idéia do tamanho do cemitério, é necessário um mapa, vendido a 2 euros na porta.

IMG_2347.jpg

Vários turistas :

IMG_2349.jpg

Procurando nos localizar lá dentro rs.

IMG_2351.jpg

Jardins :

IMG_2352.jpg
IMG_2353.jpg

Alan Kardec:

DSC_0769.jpg

Arquitetura :

IMG_2355.jpg
IMG_2356.jpg

De lá, pausa para um almoço, e fomos para o hotel descansar um pouco e já deixar as malas arrumadas para o dia seguinte. Nos arrumamos e de novo fomos pro metrô - estação Alma-Marceau, que dá acesso a um dos píers que existem no rio Sena.

Preparando ...

IMG_2991.jpg

Chegamos nas imediações por volta das 20:30. Nosso jantar estava marcado para as 21:30. Ainda deu tempo de tirar umas fotos da chama da liberdade, um presente dado à frança pelos Estados Unidos.

IMG_2358.jpg

Neste local há um túnel, que foi onde a princesa Diana faleceu em um acidente de carro, anos atrás. No muro há várias inscrições a respeito:

IMG_2992.jpg
IMG_2993.jpg

Fomos em direção ao píer, já eram umas 21:00, e nada de noite. Não havia sol, mas ainda estava dia.

IMG_2359.jpg

Nosso pacote era um jantar dentro de um dos barcos turísticos, preparados para tal. Há várias empresas que prestam este tipo de serviço. A empresa que compramos nomeou os barcos de Bateaux-Mouches.

EE3484022219AC6817037E48DCC83E9E.jpg

O pacote incluía entrada, jantar, sobremesa, música ambiente, e claro, o barco saía daquele ponto do rio Sena, e dava uma "volta" pelo rio, passando por pontos turísticos, fazendo tipo de um "circuito", e com o "grand finale" passando pela torre Eiffel de noite.

IMG_2994.jpg
IMG_2996.jpg
IMG_2997.jpg
IMG_2373.jpg

Um costume do pessoal local é ir para a beira do rio Sena e ficar tomando umas e outras, alguns também trazendo lanches, outros apenas lendo livros, etc. Cada um fazendo o que gosta.

IMG_2384.jpg

Esta foto eu comprei de um fotógrafo, ali na hora :

IMG_2398.jpg

Vídeo do interior do barco :

.

Uma violinista estava passando pelas mesas e pedindo para as pessoas músicas para tocar. Quando ela parou na nossa mesa, não sabíamos direito o que pedir. Ela perguntou "de onde vocês são?", prontamente respondemos "do Brasil", e ela começou automaticamente a tocar uma música. Para nossa surpresa, uma música beeeem conhecida de nós brasileiros.

Audio_Bateau

Anoitecendo :

IMG_2401.jpg

Fomos tirar umas fotos no deck superior, já com o céu noturno :

IMG_2406.jpg
90_IMG_2409.jpg
IMG_2411.jpg
IMG_2418.jpg

O barco parou impiedosamente as 23:00 no píer, que era o horário marcado para o final do jantar. Ficamos um pouco preocupados com o horário, porque era tarde, só que não, muitas pessoas na rua, tudo lotado, pegar o metrô de volta foi bem tranquilo.

Mesma estação de ida :

IMG_2424.jpg

Chegamos no hotel já passava uns 10 minutos da meia noite. Hora de dormir, para no dia seguinte se despedir de Paris.

Publicado por Cadu 11:53 Arquivado em França

Envie por email este textoFacebookStumbleUpon

Índice

Seja o primeiro a incluir um comentário sobre este texto.

Comments on this blog entry are now closed to non-Travellerspoint members. You can still leave a comment if you are a member of Travellerspoint.

Informe abaixo os detalhes da sua conta no Travellerspoint

( O que é isso? )

Se você não é ainda um membro do Travellerspoint, inscreva-se grátis.

Inscreva-se no Travellerspoint